Dicionário da moda

 

 

 

Dicionário da moda

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Dicionário da moda

 

DICIONÁRIO DA MODELO

 

Para não fazer feio, confira este pequeno dicionário e conheça as expressões mais usadas no métier. Observe:

“Cada vez que um cliente pretende divulgar um produto ele procura uma Agência de Publicidade para criar uma campanha de divulgação. Depois de elaborar um lay-out e submete-lo à aprovação do cliente, ela procura uma Produtora que será responsável pela execução da peça publicitária. A Produtora  procura uma Agência de Modelos e especifica o tipo de garotas adequadas ao trabalho em questão. A Agência seleciona as garotas e manda à Produtora seus composites ou encaminha as próprias modelos – munidas de seus respectivos books — para uma entrevista e/ou seleção (tarefa desempenhada pelo booker). O Manager da agência é o responsável pelo acerto de cachês, veiculação, direito do uso de imagem, etc.”

 

 

 

AGÊNCIA DE MODELOS — Empresa de prestação de serviços que contrata modelos para participar de anúncios na televisão, editoriais de revistas de moda, capas de publicações e publicidade em geral.  Faz a ponte entre o cliente e a modelo.

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE — Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda e publicidade para seus clientes. Elabora campanhas, peças e planos promocionais. Cria anúncios apropriados para diversos veículos (rádio, televisão, jornal, revista, etc.) e cuida de sua publicação e transmissão.

ANUNCIANTE — Entidade, empresa, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda para vender seu produto.

ANÚNCIO — Informação publicitária de uma marca, produto, serviço ou instituição.  Sua apresentação pode ser feita através de palavras, imagens, música, recursos audiovisuais, efeitos luminosos, etc., veiculada pelos meios de comunicação.

APONTAMENTO — (ou appointment) Compromisso da modelo, que é determinado pelo booker. A Agência faz os contatos com os clientes e envia a modelo para entrevistas, seleção para comercial de televisão, etc.

ARARA — Estrutura de madeira ou ferro em que se penduram peças de roupas que serão usadas  em produções de moda ou  desfiles.

ARTE-FINAL — Acabamento final de um trabalho de arte destinado à produção gráfica.

ASSISTENTE DE FOTÓGRAFO — É o elemento que faz todo o trabalho braçal numa produção fotográfica. Monta a luz, o fundo, cuida do equipamento, troca o filme, etc..

ASSISTENTE DE CÂMERA — Não desgruda do equipamento. É responsável pela limpeza e manutenção e, na hora da filmagem, acerta o foco da câmera.

AUDIOVISUAL — Apresentação simultânea e sincronizada de slides e fita pré-gravada para apresentação publicitária.

AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM — Documento expedido pelo fotógrafo, agência ou editora para utilização legal das fotos ou imagens em que a modelo aparece.

 

 

BACKGROUND — Parte do cenário localizado ao fundo da imagem filmada ou fotografada.

BACK-LIGHT — Foco de luz auxiliar situado atrás da modelo ou objeto a ser fotografado, separando-o do fundo. Ajuda a revelar contornos. 

BLOW-UP — Ampliação fotográfica de um negativo.

BOOK — Pasta ou álbum contendo as melhores fotos e trabalhos publicados da modelo.

BOOKER — (do verbo “to book” – reservar ou confirmar uma atividade) Pessoa responsável pela agenda de compromissos profissionais da modelo. É o mediador entre o cliente e a modelo. É o responsável por indicar as modelos de acordo com o pedido dos clientes. Não só fiscaliza como também orienta o trabalho e conduta da modelo.

BREAK — Intervalo durante o trabalho.

BRIEFING — Instruções dirigidas a quem responde pela execução de uma campanha publicitária ou cobertura jornalística.

 

 

 

CABELEIREIRO — Produz o cabelo de acordo com a pauta ou roteiro.

CACHÊ —  Pagamento recebido pela modelo.

CASTING —  É o elenco de modelos de uma agência. Também é o nome dado às sessões em que as modelos se apresentam para escolha de um trabalho.

CATÁLOGO — Peça de propaganda, normalmente extenso, que mostra através de fotos todos os produtos oferecidos em uma determinada ocasião.

CLOSE — Foto em plano fechado. Normalmente de rosto.

COMPOSITE — Cartão impresso  contendo algumas fotos em cores ou branco-e-preto  — geralmente de trabalhos publicados — acompanhadas das medidas da modelo.

CONTATO (1) — Representante de uma empresa que procura o cliente para fins comerciais, para vender anúncios ou campanhas.

CONTATO (2) — Cópia de contato ou copião – folha contendo fotografias  no tamanho natural do negativo.

CONTRACENAR —  Representar ou fotografar com outro ator ou modelo, para filme, foto ou encenação.

CONTRA-LUZ — Efeito de luz, onde se tenta realçar a silhueta ou contorno da modelo ou objeto a ser fotografado ou filmado.

COORDENADOR DE DESFILE — Cuida de todos os detalhes do desfile. Recruta as modelos, monta as roupas, prevê o ritmo, etc.  Durante o evento, mantém a organização dos camarins e controla o andamento das entradas, saídas e trocas de roupas.

COREÓGRAFO — É o responsável pela sincronização e combinação entre a trilha sonora e a movimentação das modelos.

CRIAÇÃO — Departamento de uma agência de publicidade que cuida da elaboração de mensagens publicitárias. Uma dupla de criação é formada por um diretor e um desenhista.

CROMO — Fotografia colorida em positivo, também chamado de slide. Normalmente possui melhor qualidade que a fotografia obtida a partir de negativo

 

 

DIRETOR — É o “manda-chuva” no mundo da publicidade. É responsável pela execução do roteiro, transforma a idéia registrada no papel em um filme bem acabado. Comanda toda a equipe e é o olho por detrás da câmera.

DIRETOR DE ARTE — Cuida da concepção estética do filme e determina a escolha do figurino e do cenário. É o responsável pelo “clima” do filme.

DISPLAY —  Peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir um produto. Pode ser colocado sobre balcões, em vitrines, paredes ou pendurado no teto.

 

 

EDITORIAL — Artigo de responsabilidade da publicação e que pode ou não expressar um opinião.  Em moda é a produção de matéria sobre o assunto.

ENCARTE — Folha ou conjunto de folhas (que formam um caderno) com anúncios ou matérias que é inserido em jornais ou revistas.

ENSAIO FOTOGRÁFICO — Conjunto de fotos feitas normalmente dentro de uma mesma temática, com objetivo artístico ou comercial. O ensaio é o melhor  exercício para a modelo: ela aprende a se soltar e pode testar novas maneiras de se apresentar diante das câmeras.

ESTANDE —  (ou  stand) espaço ocupado pelas empresas em feiras ou convenções.

EXCLUSIVIDADE — Termo de compromisso acordado entre a modelo e o cliente ou a agência que a impede de trabalhar para concorrentes. Essa exclusividade deve sempre ser bem paga.

EXTERNA — Sessão fotográfica ou filmagem feita ao ar livre

 

 

FECHAMENTO — Conclusão de todos os trabalhos de uma publicação. Prazo final para a entrega de fotos e textos  para a publicação.

FIGURANTE — ( ou extra) Pessoa que participa de uma gravação ou fotografia ocupando espaço secundário.

FOLDER —  Peça de propaganda que reúne texto e foto impresso em papel de qualidade superior usado para divulgar um produto.

FOREGROUND — É o contrário de background. È a parte anterior de um cenário fotográfico ou cinematográfico.

FOTÓGRAFO — Tomas as decisões sobre o assunto. Interfere, quando necessário, na escolha das modelos, escolhe o tipo de filme  ou o estilo da foto.

FREE-LANCER — Profissional autônomo, que trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício. Faz trabalhos  do tipo free-lance. Dificilmente encontra respaldo ou ajuda das agências diante de problemas oriundos de relações profissionais malsucedidas.

FUNDO INFINITO — Parede de um estúdio que alcança o chão em curva e não em ângulo reto. Quando usado tira a noção de distância entre a modelo e o fundo (background).

 

 

GO SEE  —  Visita de apresentação a clientes, produtores de moda e fotógrafos.

GRIFFE —  Palavra francesa usada para definir a marca de uma confecção sofisticada ou a  “assinatura” de um estilista ou designer muito conhecido.

 

 

INSTITUCIONAL — Propaganda que tem como maior objetivo, promover uma imagem favorável de um produto, marca, empresa ou serviço.

 

 

JINGLE — Peça musical especialmente para o produto de uma campanha publicitária.

 

 

 

LAY-OUT — Esboço de uma página de revista ou anúncio que a agência apresenta para o cliente para sua aprovação ou alterações.

LOCAÇÃO — Qualquer lugar fora do estúdio (interior ou exterior) onde se produz uma filmagem ou fotografia.

LOOK —  É o visual da  modelo, a imagem que ela passa para os outros.

 

 

MAKE-UP — É o mesmo que maquilagem ou maquiagem.

MALA DIRETA — Peças de propaganda (folhetos, catálogos, etc.) enviados pelo correio para divulgação de produtos ou serviços.

MANAGER — Profissional que dirige uma empresa ou determinada área de atividade. No caso das agências, é o responsável pelas grandes decisões. É o gerente da agência.

MAQUIADOR —  Cuida da pele da modelo. Prepara a pele, corrige imperfeições, ou mesmo as cria, se necessário, de acordo com o roteiro. Trabalha o tempo todo, cuidando para que a pele da modelo não sofra alterações pelo suor ou  efeitos de luz.

MARKETING — É a política de anúncio ou venda de um produto.

MÉTIER — É o meio específico de uma determinada categoria profissional.

MERCADO —  Público consumidor que estabelece relação de oferta e procura de produtos ou serviços. Para a modelo, é o mercado da moda, das revistas, dos desfiles, etc..

MÍDIA — São os meios de comunicação. Os jornais e as revistas são a mídia impressa. O rádio e a televisão são a mídia eletrônica.

 

 

OUTDOOR — Cartaz gigante exposto ao ar livre. É uma das maiores peças da propaganda.

 

 

PACOTE — Quando a modelo fecha um contrato com vários tipos de trabalhos que serão feitos conjuntamente.

PÁGINA  DUPLA — Foto ou anúncio de duas páginas.

PAUTA —  Termo usado nos meios de comunicação para definir o resumo do assunto a ser discutido ou tratamento a ser dado a uma matéria.

PEÇA DE PROPAGANDA — Cada um dos elementos produzidos para uma campanha: anúncio, encarte, display, etc..

PONTO DE VENDA —  Estabelecimento comercial onde o produto é adquirido pelo consumidor.

PORTFOLIO — (ou portifólio) O mesmo que book.

PRÊT-À-PORTER   — Coleções desenhadas pelos grandes estilistas para serem vendidas em série e a preços bem diferenciados.

PRODUTOR — É o responsável pela preparação de tudo o que será usado numa produção. Compra, aluga ou consegue emprestado os elementos de cena, monta a agenda de trabalho, indica locações. É, normalmente, quem mais trabalha. Nas grandes produções, existem produtores específicos para cada área.

PÚBLICO-ALVO — Parcela da população a que se destina a mensagem publicitária.

 

 

QUARTA CAPA —  É a última página da revista. É o espaço  mais caro da revista.

 

 

REDAÇÃO — Local de trabalho onde jornalistas fecham uma revista ou outra publicação.

RELEASE — Texto informativo, com o objetivo de divulgar o lançamento de um produto.

REPRINT —  Reprodução de um anúncio para ser usados em pontos de venda ou distribuídos de forma avulsa. É a reimpressão de um trabalho já executado.

REUNIÃO DE PAUTA — Reunião em que se decide quais assuntos serão abordados na próxima edição de uma publicação.

 

 

SCOUTER — Pessoa contratada pelas agências como caça-talentos, que vão buscar novos rostos  fora dos grandes centros.

SELO — (ou etiqueta) Marca utilizada para frisar determinada característica de um produto.

SPA — Tipo de hotel com infra-estrutura adequada ao tratamento estético ou relaxamento de seus hóspedes. Originalmente é o nome de uma pequena cidade da  Bélgica.

SPOT — Refletor que projeta a luz de forma bastante concentrada. Pode, também, definir pequenos anúncios veiculados repetidamente por um veículo.

STILL — Fotografia de objetos montados em estúdio.

 

 

TAKE — Tomada de uma imagem em foto ou filme. É o mesmo que “clic” ou “shoot”.

TEASER — Anúncio que procura despertar a curiosidade do público, sem revelar maiores detalhes do produto.

TIRAGEM —  O total de exemplares de uma publicação.                   

TOP MODEL — Modelo de grande projeção.

 

 

VEICULAÇÃO — Distribuição de anúncios de uma campanha publicitária a veículos de propaganda (jornais, revistas, etc.).

VIDEO-WALL —  Painel montado com vários monitores de TV, que através de um programa de computador, exibem uma imagem gigante como se fosse um só tela gigantesca.

  

 

Fonte do documento: http://www.bolivarporto.com/downloads/moda/dicionariomoda.doc

Site para visitar: http://www.bolivarporto.com/

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Dicionário da moda Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Dicionário da moda

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

Visite a página principal

 

 

 

Dicionário da moda

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Dicionário da moda