Filosofia de Vida

 

 

 

Filosofia de Vida

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Filosofia de Vida

 

Filosofia de Vida

É considerada “Filosofia de vida” os princípios para guiar a vida.

* Fundador da Ética: Sócrates.

A Ética, conhecida área de reflexão filosófica, foi amplamente desenvolvida entre os períodos socráticos e sistemáticos.

Nesta época eles visavam a correta ação política dos cidadãos.

Com as conquistas de ALEXANDRE MAGNO e de ROMA a crise polis grega buscava um meio do ser – humano manter sua própia tranqüilidade.

AUTARQUIA - Auto-suficiência do  individuo que dispõem só do que precisa pra viver e não depende de aceitação nem bens materiais.

ATARAXIA ou APATIA – Corresponde ao estado humano totalmente imperturbável frente às emoções. Não se deixa arrastar por alegrias, prazeres, dores ou tristezas.

 

Três idéias da FILOSOFIA DE VIDA

 

Cinismo

Fundador: ANTÍSTENES

Cinismo é defende a idéia de um ser humano ter a vida privada de muitos prazeres que, em geral, os homens procuram alcançar.

O principal representante do cinismo foi: DIOGENES*.

*DIOGENES:Diz a história que ele vivia mendigando pelas ruas e que sua casa era um barril. Certa vez ele encontrou Alexandre o Grande e este perguntou o que ele teria que podia ajudar Diógenes. Diógenes então respondeu que Alexandre não podia dar a ele o que não possuía, sendo que o que queria era apenas usufruir do sol.

Os cínicos buscavam uma vida simples e serena, em harmonia com a natureza e com os instintos humanos. Desejavam, assim, alcançara virtude moral, identificada com a autarquia (citada acima). Para eles a felicidade correspondia a autodomínio e liberdade. Logo, ela não dependia de fatores externos como o Luxo. Essa felicidade podia ser alcançada por todos, mas para chegar a ela era preciso alcançar a apatia (também citada acima).

Estoicismo

Fundador: ZENÃO, de Cicio.

 Entendiam a Filosofia como vida contemplativa, distante da influência das paixões, pautada pela ataraxia e autarquia. Acreditavam que a pessoa era um microcosmo, ou seja, uma espécie de mundo em miniatura, que refletia um mundo maio, chamado de macrocosmo.

Segundo essa visão processos naturais, seriam igualmente regidos pela natureza. Portanto o homem deveria aprender a aceitar seu destino.

Eles também viam na razão humana a capacidade de fornecer normas de ação infalíveis que constituíam o DIREITO NATURAL e este deveria ser respeitado em relação à todos seres humano, inclusive escravos e estrangeiros.

 

Epicurismo

Os Epicuristas procuravam um caminho para evita-los. Consideravam o aspecto material da natureza humana, a ponto de julgarem as sensações de prazer e dor como critérios confiáveis para distinguir o verdadeiro do falso e o bom do mal.  Defendiam que o maior bem a ser buscado fosse o prazer. Afirmavam que, antes de optar por uma ação, era preciso ponderar racionalmente as dores ou prazeres decorrentes dela. Afinal, o homem deveria sempre escolher os prazeres mais duradouros e que não trouxessem conseqüências dolorosas no futuro.

Outro aspecto marcante do pensamento, era a crença de que o corpoe a alma, formados por átomos, dissolviam-se com a morte.

E pensavam que:

-Não há razões para temer os deuses e o além;

-Não há por quê ter medo da morte;

-O prazer, quando bem compreendido, está ao alcance de todos;

-O mal é suportável ou dura pouco.

 

 

 

 

 

 

Sociologia

Obs: O resumo de Sociologia está semelhante ao resumo do professor Luciano, que se encontra no portal, pois já está detalhado, e devidamente resumido.

 

O presente conteúdo tem por objetivo estudar os temas do Controle Social: percurso e interpretações e A Sociologia do crime e da violência.

 

Controle Social: percurso e interpretações

1 – Integração Social: participação do bem-estar social;

Para o sociólogo Émile Durkheim, a Integração Social significa que as pessoas devem ter as mesmas oportunidades de participar do bem-estar social alcançado pela sociedade, de um modo geral.

Ele também criou a expressão SOLIDARIEDADE SOCIAL para referir-se que a sociedade se organiza a partir da DIVISÃO SOCIAL do trabalho e ela garante a solidariedade social em uma dada sociedade.

2 – Anomia: sem regras/leis;

3 – Solidariedade social: divisão do trabalho;

 

Escola de Chicago (1915 a 1940)

A presente escola de pensamento social se caracteriza pelas seguintes ideias:

1 - Estudava temas relacionados à imigração e a assimilação dos imigrantes pela sociedade, as relações étnicas, a criminalidade;

2 - Os trabalhos da Escola de Chicago eram “intervencionistas” porque os resultados de suas pesquisas serviriam para direcionar políticas de governo a fim de prevenir os problemas sociais;

3 - O comportamento humano é fruto das condições sociais presentes nos meios físico e social.

 

 

 

3 – O comportamento humano e o meio social;

 

Emergência da sociedade disciplinar

1 – Sociedade disciplinar;

2 – O indivíduo é catalogado;

3 – Prisão: modelo panóptico (filósofo Jeremy Benthan: 1748 – 1832):

3.1. Paradigma, um modelo da sociedade disciplinar;

3.2. Instrumento de controle;

3.3. Metáfora para interpretar o mundo social;

3.4. Arquitetura do poder disciplinar.

Prisão Panóptica é uma forma de controle social da sociedade disciplinar que podem ser caracterizada pelas seguintes ideias: um paradigma, um modelo da sociedade disciplinar; um instrumento de controle; uma metáfora para interpretar o mundo social.

A sociedade disciplinar, assim chamada pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984) pode ser resumida em três ideias básicas:

1 – O controle social funciona por meio da combinação de técnicas de classificação, seleção, vigilância e controle sobre os indivíduos;

2 - Existe um poder central que se multiplica hierarquicamente em uma rede de poderes interligados até chegar ao indivíduo;

3 - Cada indivíduo é catalogado individualmente para ser mais bem controlado pelo sistema que governa a sociedade.

 

Sociologia do crime e da violência

1 – Estigma social;

2 – Comportamento desviante: aquilo que é considerado fora do padrão “normal”;

3 – Teoria dos Rótulos;

4 – Bullying.

 

Crime: explicação biológica

1 – Cesare Lombroso: médico, antropólogo e criminologista;

2 – “Pai da teoria do crime nato”;

3 – Criminoso: características biológicas: formato e tamanho do crânio, tamanho do maxilar, extensão dos braços;

4 – Criminoso: meio homem meio animal.

 

Crime: explicação psicológica

1 – Aspectos da personalidade individual;

2 – Transmissão hereditária de alguma anormalidade, de um estado mental, de uma personalidade amoral;

Conclusão: a fonte do crime está no indivíduo.

 

O que a Sociologia diz sobre o crime?

O sociólogo Émile Durkheim defendia as seguintes ideias sobre a origem social do crime:

1 – As causas do crime estão na sociedade e não no indivíduo;

2 – O crime é fenômeno constante em todas as sociedades;

3 – Taxa elevada de criminalidade = falta de integração social e estado de anomia.

O sociólogo Émile Durkheim defendia que a as cu

 

O que é a violência?

1 – A violência é o problema que na atualidade que mais preocupa o brasileiro;

2 – Causas da violência:

2.1. Os instintos ou a natureza humana;

2.2. Os fatores sociais, culturais e históricos.

 

Fonte do documento: http://ultiresumos.atwebpages.com/resumos/FILOSOFIA%20E%20SOCIOLOGIA%20-%201P.T.doc

Site para visitar: http://ultiresumos.atwebpages.com

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Filosofia de Vida Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Filosofia de Vida

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

Visite a página principal

 

 

 

Filosofia de Vida

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Filosofia de Vida