Historia da capoeira no brasil resumo

 

 


 

Historia da capoeira no brasil resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

Historia da capoeira no brasil resumo

 

Historia da capoeira no brasil resumo

 

CAPOEIRA

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música esportes, artes marciais e talvez até brincadeira. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música. Acredita-se que a palavra capoeira seja originária do tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. As teorias indígenas apontam tanto o tupi quanto o guarani nos termos kapwera ou tupwera, relacionando-a à vegetação devastada pela prática.

Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê.

 

CAPOEIRA NO BRASIL

O Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Oceano Atlântico, por Portugal. Eles trouxeram com eles as suas tradições culturais, religião e a capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil, como forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e principalmente como forma de resistir aos seus escravizadores. Geralmente era praticada nas capoeiras e, à noite, nas senzalas onde os escravos ficavam acorrentados pelos braços. Praticava-se capoeira nos quilombos principalmente em palmares, há registros da prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX em Pernambuco, Rio de Janeiro e Salvador, ela por anos ela foi proibida e reprimida.

 

REPRESSÃO

Decretado por marechal Deodoro da fonseca o  Decreto Lei 487 dizia que: A partir de 11de outubro de 1890 todo capoeira pego em flagrante seria desterrado para a Ilha de Fernando de Noronha por um período de dois a seis meses de prisão. Parágrafo único: É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira, a alguma banda ou Malta, aos chefes impor-se-á a pena em dobro.

Os capoeiristas costumavam usar calças boca de sino e no período em que a capoeira ficou proibida por lei (1890-1937) a polícia, para detectar os capoeiristas, colocava um limão dentro das calças do indivíduo. Se o limão saísse pela boca das calças, a pessoa era considerada capoeirista. Em 1824, os escravos que fossem pegos praticando capoeira recebiam trezentas chibatadas e eram enviados para a ilha das cobras para realizar trabalhos forçados durante três meses.

Extinta no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas, e no Recife, onde segundo alguns a capoeira deu origem à dança do frevo, conhecida como o passo.

Em 1932,foi fundada a 1ª academia por Mestre Bimba em Salvador. (Capoeira Regional).

 

 

CAPOEIRA FORA DO BRASIL

Artur Emídio foi provavelmente o primeiro capoeirista a executar uma performance no exterior; " nos anos 1950 e 60. Na europa a partir de 1970 com o mestre camisa Roxa.

ESTILOS

REGIONAL

a) A capoeira regional foi criada por Manuel dos Reis Machado, (Mestre Bimba - 1900-1974).

b) Bimba criou sequências de ensino e metodizou o ensino de capoeira. Inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de "Luta regional baiana", de onde surgiu o nome regional.

c) Foi criado com o intuito de ser mais forte como luta

d) Incorporado golpes traumáticos e desequilibrantes principalmente do batuque

e) Surgiu em 1930, Mestre Bimba também criou o primeiro método de ensino da capoeira, as "sequências de ensino" que auxiliavam o aluno a desenvolver os movimentos fundamentais da capoeira.

f) Em 1932, foi fundada por Mestre Bimba a primeira academia de capoeira registrada oficialmente, em Salvador, com o nome de "Centro de Cultura Física e Capoeira Regional da Bahia".

g) Das muitas apresentações que Mestre Bimba fez, talvez a mais conhecida tenha sido a ocorrida em 1953, para o então presidente Getúlio Vargas, ocasião em que teria ouvido do presidente: "A capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional."

 

 

ANGOLA

A Angola é o estilo mais próximo de como os negros escravos jogavam a Capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, porém rápida, movimentos furtivos executados perto do solo, como em cima, ela enfatiza as tradições da Capoeira, que em sua raiz está ligada aos rituais afro-brasileiros, caracterizado pelo Candomblé, sua música é cadenciada, orgânica e ritualizada, e o correto é estar sempre acompanhada por uma bateria completa de 08 instrumentos.

Vicente Ferreira Pastinha (1889-1982) - Mestre Pastinha, Grande defensor da preservação da Capoeira Angola, inaugurou em 23 de fevereiro de 1941 o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA).

Ele estabeleceu um método de ensino com base nas antigas tradições e ainda escreveu o primeiro livro do gênero, onde expõe a sua concepção filosófica.

Foi com o Mestre Pastinha que foram instituidas as cores amarelo e preto para o uniforme dos angoleiros e a constituição da bateria composta por três berimbaus, dois pandeiros, um atabaque, um reco-reco e um agogô.

Designação "Angola" aparece com os negros que vinham para o Brasil oriundos da África, embarcados no Porto de Luanda que, independente de sua origem, eram designados na chegada ao Brasil de "Negros de Angola“.

É comum a primeira vista ver o jogo de Angola como não perigoso ou não elaborado, contudo o jogo Angola se assemelha ao xadrez pela complexidade dos elementos envolvidos.

CAPOEIRA CONTEPORÂNEA

Foi criada na década de 1970 por rapazes do Rio de Janeiro que certa vez viram um capoeirista brigando numa festa e ficaram fascinados. Tentaram então aprender a arte na periferia carioca, único lugar onde poderiam encontrar capoeiristas, porém não foram aceitos por serem de classe média. Decidiram, então, uma vez por ano, viajar para a Bahia e cada um começou a treinar com um mestre diferente.

Decidiram, então, uma vez por ano, viajar para a Bahia e cada um começou a treinar com um mestre diferente. Na volta passavam os conhecimentos adquiridos uns para os outros e criaram um novo estilo conhecido como Contemporâneo. Os rapazes montaram um grupo com nome de Senzala e participaram de um campeonato com vários capoeiristas, vencendo-o.

 

 

  • SISTEMA OFICIAL DE GRADUAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA

A- GRADUAÇÃO INFANTIL (ATÉ 14 ANOS)

1º Iniciante: sem corda ou sem cordão

2º Batizado infantil: cinza claro e verde

3º Graduado infantil: cinza claro e amarelo

4º Graduado infantil: cinza claro e azul

5º Intermediário infantil: cinza claro, verde e amarelo

6º Avançado infantil: cinza claro, verde e azul

7º Estagiário infantil: cinza claro, amarelo e azul

8º Formado infantil:cinza claro,verde,amarelo e azul

B- GRADUAÇÃO ADULTA (A PARTIR DE 14 ANOS)

9º Iniciante: sem corda ou cordão

10º Batizado: verde

11º Graduado: amarelo

12º Graduado: azul

13º Intermediário: verde e amarelo

14º Avançado: verde e azul

15º Estagiário: amarelo e azul

C- DOCENTE DE CAPOEIRA

16º estágio - Formado: verde, amarelo e azul

17º estágio - Monitor: verde e branco

18º estágio - Professor: amarelo e branco

19º estágio - Contra-mestre: azul e branco

20º estágio - Mestre: branco

Obs: Após a 8º graduação o aluno formado infantil passa para a 10º graduação que é a primeira corda adulta, corda verde, em alguns casos (dependendo de seu desempenho) pode pegar a 11º que é a corda amarela, segunda corda adulta.

MÚSICA

A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. Foi introduzida como forma de ludibriar  os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem.

RODA DE CAPOEIRA.

Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A roda de capoeira é um círculo de pessoas em que é jogada a capoeira. Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. A ginga é o movimento básico da capoeira, é um movimento de pernas no ritmo do toque que lembra uma dança.

INSTRUMENTOS

1-BERIMBAU

Instrumento cordofono, é o principal instrumento da capoeira. Pode até acompanhar sozinho o jogo. É um arco feito de madeira específica, ligado pelas extremidades por um fio de aço. Na ponta inferior do arco está amarrada uma cabaça ou cuia bem seca que funciona como aparelho de ressonância, aplicada contra o ventre nú do tocador.

TIPOS DE BERIMBAU

  • GUNGA (mais grave): tem o som mais grave e que faz a marcação do toque, tem uma cabaça maior;
  • MÉDIO (médio): tem um som regulado entre o grave do Gunga e o agudo do Viola, tem uma afinação mediana que permite ao tocador executar a melodia fazendo o solo da música.
  • VIOLA (mais agudo): cabaça pequena e bem raspada por dentro para ficar bem fina, tem um som agudo e faz apenas o papel de executar as viradas dentro da melodia.

2-VAQUETA

É uma vareta de madeira de aproximadamente 40 cm, com uma extremidade um pouco mais grossa. Normalmente, é feita de biriba ou bambu.

3-CAXIXI

É um instrumento em forma de pequena cesta de vime com alça, usado como chocalho pelo tocador de berimbau, que segura a peça com a mão direita, juntamente com a vaqueta, executando o toque e marcando o ritmo.

4- PANDEIRO

É instrumento de percussão, composto de um aro circular de madeira, guarnecido de soalhos e sobre o qual se estica uma pele, de preferencia de cabra ou bode. Se tange batendo o compasso da dança com a mão. Acompanha o canto pela marcação do compasso.

5- ATABAQUE

De origem africana, são tambores primários, cobertos com pele de animal, distendida em uma estrutura de madeira com formato de cone vazado na extremidade superior. São utilizados para marcar com as mãos o ritmo da dança.

6- AGOGÔ

        Instrumento de percussão de origem africana é formado por duas campânulas de ferro, que são percutidas com uma vareta do mesmo metal, produzindo dois sons, um de cada campânula. O nome é da lingua gegenagô. É também usado nos candomblés, baterias de escola de samba, maracatu, conjuntos musicais e grupos folclóricos.

 

 

TOQUES DA CAPOEIRA

Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques; estes são alguns dos toques mais comumente utilizados:

1- TOQUE DE ANGOLA: É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.

2- ANGOLINHA:É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.

3- SÃO BENTO PEQUENO:É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica. Também conhecida como ANGOLA INVERTIDA.

4- SÃO BENTO GRANDE:É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.

5- TOQUE DE IÚNA: É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.

6 - AMAZONAS: É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.

7 - SANTA MARIA: É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Estimula o jogo, mas não incentiva a violência.

8 - CAVALARIA: É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

9 - BENGUELA: É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.

10 - SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA: Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.

11 - SAMBA DE RODA:É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companheira.

12 - IDALINA: É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.

 

MOVIMENTOS DA CAPOEIRA.

        Embora os nomes dos golpes de capoeira variem de grupo para grupo, alguns dos principais são:

Armada, Aú   , Baiana, Banda, Benção, Cabeçada, Chapa, Galopante, Macaco, Martelo, Martelo Cruzado, Meia – lua, Meia-lua de compasso, Meia-lua de frente, Pisão, Ponteira, Queixada, Rabo-de-arraia, Rasteira, Ponte, Giro de mão, Quebra de Rins, Esquiva, Esquiva com rolê, Giro de cabeça, Ginga.                        

 

 

Fonte do documento: http://www.obompastor.com.br/cbp/wp-content/uploads/2009/12/CAPOEIRA1.doc

Site para visitar: http://www.obompastor.com.br/

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Historia da capoeira no brasil resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

 

Historia da capoeira no brasil resumo

 

Historia da capoeira no brasil resumo

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

home

 

 

top

 

Historia da capoeira no brasil resumo

 

Termos de uso e descarga

Este site não é uma organização de notícias e é atualizado sem qualquer periodicidade, unicamente em função da disponibilidade do material, por isso não é um produto sujeito editorial do disposto no art. 1 º, inciso III, da Lei n. 62, 2001/07/03. Os resumos, notas, letras de músicas e citações contidas neste site estão disponíveis gratuitamente para os estudantes, pesquisadores, professores, técnicos com fins educacionais e científicos ilustrativos com o conceito de uso justo e com vista ao cumprimento da Directiva Europeia 2001/29 / CE e Direito. 633 art. Dlg 70 e 68. O site é gerido e coordenado pelo autor exclusivamente para fins informativos e educacionais. Embora acreditemos que as fontes usadas confiável, o autor deste site não garante a exatidão e integridade das informações contidas e, portanto, se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer problemas ou danos causados ​​por erros ou omissões, se tais erros ou omissões resultam de negligência , acidente ou outra causa. Todas as notas, citações dos textos e imagens são propriedade dos seus respectivos autores e produtoras que detêm os direitos, se os beneficiários foram consideradas danificadas pela inclusão dos arquivos acima neste local ou tinham sido inadvertidamente inseriu imagens, informação, texto ou outro material protegido por direitos autorais será imediatamente removido, e / ou que serão citados fontes de sinalização simples de "endereço de e-mail na página de contato.

Os objetivos deste site são o progresso da ciência e das artes úteis, porque nós pensamos que eles são muito importantes para os benefícios sociais e culturais do nosso país da livre difusão de informações úteis. Todas as informações e imagens deste site são usados ​​aqui apenas para fins educacionais, cognitivos e informativos. A informação médica e de saúde contidas neste site é de natureza geral e apenas para fins informativos, e por esta razão não pode, sob quaisquer circunstâncias substituir o conselho de um médico (ou legalmente autorizado para a profissão). Neste site temos feito todos os esforços para garantir a precisão das ferramentas, calculadoras e informações, não podemos dar uma garantia ou ser responsabilizada por quaisquer erros que tenham sido feitas, os textos utilizados foram retirados de sites que colocá-los em disponível gratuitamente para torná-los conhecidos na web com fins educacionais. Se você encontrar um erro no site, ou se você encontrar um texto ou ferramenta que possa violar as leis aplicáveis ​​de direitos autorais, por favor avise-nos por e-mail e nós vamos removê-la imediatamente.

Para mais informações relativas ao uso do site dos limites de tempo e privacidade, por favor leia atentamente o conteúdo do texto no seguinte link:

Termos de uso ea política de privacidade

 


Historia da capoeira no brasil resumo

 


 

Designed by Larapedia.com 1998 -2013