Revolução de 1930 no Brasil resumo

 


 

Revolução de 1930 no Brasil resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Revolução de 1930 no Brasil resumo

REVOLUÇÃO DE 1930

Durante os anos 20, a produção industrial e agrícola dos Estados Unidos ampliara-se progressivamente, sem que houvesse, contudo, o mesmo aumento de consumo, pois o poder aquisitivo da população não acompanhou o crescimento da produção e oferta de mercadorias, resul­tando numa crise de superprodução. Em outubro de 1929, teve início internamente a quebradeira de empresas, des­dobrando-se em desemprego e no corte às importações e empréstimos internacionais.
Sendo a principal alavanca do comércio internacional, quando a economia norte-americana entrou em crise, irra­diou-se a desorganização econômica por quase todo o mundo, gerando falência e desemprego.
A crise de 1929 foi um desastre para a economia bra­sileira já que os Estados Unidos eram o principal compra­dor de café e financiador da produção cafeeira. Além de diminuir a aquisição dos produtos, a crise fez com que o preço despencasse no mercado externo e também blo­queou a disponibilidade de capitais para manter a política de empréstimos ao Brasil. Tornava-se inviável a tradicio­nal política de valorização do café.
À crise econômica aliava-se a crise política.
O problema criado pela sucessão presidencial, até então dividida entre São Paulo e Minas Gerais, desenca­deou o fim do regime.
Pela "política do café-com-leite", o futuro Presidente seria mineiro, pois Washington Luís representava os paulistas. No entanto, quebrando esse pacto, Washing­ton Luís demonstrava clara intenção de lançar para sua sucessão Júlio Prestes, outro paulista.
Os mineiros não aceitavam que os paulistas manti­vessem o comando político brasileiro. Antônio Carlos de Andrade, governador de Minas Gerais e candidato à su­cessão presidencial, abriu mão de sua candidatura e orga­nizou uma chapa de oposição, apoiando para presidente o governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, e para vice-presidente o paraibano João Pessoa. Formava-se a Aliança Liberal, que reunia as oligarquias de Minas Ge­rais, Rio Grande do Sul e Paraíba. Juntou-se à Aliança o Partido Democrático (PD), formado por dissidentes do Partido Republicano Paulista (PRP).
O programa da Aliança Liberal refletia as aspirações das classes dominantes regionais, não ligadas ao núcleo cafeeiro. Incorporava, ainda, reivindicações como a regu­lamentação das leis do trabalho, a instituição do voto se­creto e do voto feminino, a anistia que beneficiaria os tenentistas condenados, programa que tentava claramen­te sensibilizar as classes médias. Prometia também dar in­centivos à produção nacional em geral e não apenas ao setor cafeeiro.
Nas eleições, repetiram-se as ocorrências de fraudes. Com base nas fraudes e no voto de cabresto, a vitória foi de Júlio Prestes.
Apesar de a oposição aceitar, num primeiro momen­to, o resultado das eleições, o descontentamento popular chegou a tal ponto que escapou ao controle oligárquico. O assassinato de João Pessoa, provocado por conflitos locais na Paraíba, foi atribuído ao Governo Federal e preci­pitou os acontecimentos que destituíram a elite cafeicultora do poder político.
Assim, a 3 de outubro de 1930, em Porto Alegre, teve início a revolução que depôs a oligarquia. Getúlio Vargas e aliados iniciaram a marcha para o Rio de Janeiro. No Nordeste, o militar Juarez Távora conseguiu o controle sobre as tropas da região.
Diante dos acontecimentos, a Marinha e o Exército depuseram, no Rio de Janeiro, o presidente Washington Luís e organizaram um novo Governo, denominado Junta Pacificadora, o qual era composto por Tasso Fragoso,
Mena Barreto e Isaías de Noronha. A 3 de novembro, esse Governo entregou o poder ao líder do movimento revolu­cionário, Getúlio Vargas, constituindo-se então um Go­verno Provisório.

 

Fonte do documento:http://www.portalprudente.com.br/apostilas/apostilas_variadas/Historia%20do%20Brasil.DOC

Site para visitar: http://www.portalprudente.com.br

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Revolução de 1930 no Brasil resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Revolução de 1930 no Brasil resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

Visite a página principal

 

 

 

 

Revolução de 1930 no Brasil resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Revolução de 1930 no Brasil resumo