Brasil República Velha resumo

 

 

 

Brasil República Velha resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Brasil República Velha resumo

 

História

Brasil – República Velha

 

1.Governo Provisório (1889-1891)

 

            Logo após o golpe republicano é instaurado no Brasil um governo provisório com o objetivo de criar uma constituição. Marechal Deodoro é escolhido para ser o presidente desse governo. Ele toma diversas medidas como a escolha de uma Assembléia Constituinte para realização da constituição baseada na dos norte-americanos.

            Rui Barbosa é escolhido como ministro da fazenda. Para tentar industrializar o país, ele troca a moeda para Réis e começa a injetá-la no mercado brasileiro. Ele pretendia fazer com que esse dinheiro injetado fosse aproveitado para a criação de uma indústria desenvolvida e autônoma, porém esse dinheiro é usado na especulação. Isto fez com que a inflação subisse muito e os preços subissem.

            Em 1891 a constituição ficou pronta. Ela dividia o poder em três poderes: o executivo, o legislativo e o judiciário; era federalista, ou seja, favorecia a autonomia das províncias; era presidencialista, garantia o poder executivo na mão do presidente; e garantia o voto para homens com mais de 21 anos alfabetizados.

 

2.Marechal Deodoro (1891)

 

            Com a constituição pronta Deodoro sai do cargo de presidente e uma nova eleição é realizada. Na disputa para a presidência estava o ex-presidente e Prudente Morais, e na disputa da vice-presidência estava Floriano Peixoto e Waldenkok. Para presidente é eleito Marechal Deodoro e para vice Floriano.

            Este governo é marcado por inúmeras revoltas populares por causa da alta na inflação e nos preços que seriam reprimidas pelo presidente militar. Além disso o congresso queria diminuir o poder de Deodoro, que se irrita e fecha o congresso, declara estado de sítio (espécie de ditadura, em que suprime os direitos individuais). As forças armadas e a oposição tomam uma rápida iniciativa e fazem Deodoro renunciar.

 

3.Floriano Peixoto (1891-1894)

 

            Como Floriano era vice, ele assume o poder. Alguns intelectuais reivindicavam uma eleição, já que na constituição dizia que o vice só poderia assumir se o presidente governasse mais de dois anos, e esse não era o caso, pois Deodoro ficara por menos de um ano.

            Floriano quando assume o poder suspende o estado de sítio. Tenta estabelecer um governo forte e centralizado. Toma medidas paternalistas em meio da crise econômica. (O governo de Floriano Peixoto é considerado “jacobino”, pois tem características paternalistas, xenofóbicas e nacionalistas)

            Duas revoltas estouram, uma no Rio de Janeiro e outra no Rio Grande do Sul. A no Rio de Janeiro foi a Revolta da Armada e a segunda foi a Revolta Federalista. Ambas, Floriano Peixoto, reprimiu. Em 1984 o governo de Floriano Peixoto acaba e Prudente Moraes o sucede.

 

4.Prudente Moraes (1894-1898)

 

            Os cafeicultores de São Paulo e de Minas Gerais já tinham poder suficiente para assumir a presidência e favorecer seus interesses sem a intervenção dos militares. Prudente Moraes é eleito presidente. De sua gestão, o mais importante a saber é que ele resgata as relações com Portugal e consegui conter as revoltas com a diplomacia.

 

4b.Canudos

 

            A partir de 1877, diversas secas ocorrem no sertão Nordestino, o que força com que diversos trabalhadores rurais saiam do campo e tomem três rumos: ou vão para a economia da extração da borracha na Amazônia; ou se tornam cangaceiros, como resposta ao coronelismo (será explicado adiante); ou se tornam vagantes messiânicos.

            Dentre os vagantes messiânicos, um se destacou: Antônio Conselheiro. Ele criou um povoado que passou a ser chamado de Canudos. Este povoado chegou a ter 30 mil habitantes, não tinha moeda, mas se torna a segunda maior concentração urbana da Bahia. O governo de Prudente Moraes (ele estava doente na época, seu vice que estava no poder), taxando-os de monarquistas tenta destruir o povoado diversas vezes, e só na quarta tentativa com um exército de 10 mil homens consegue.

 

4c.Coronelismo

 

            O coronelismo surge com o fim da Guarda Nacional. Os que detinham cargos na guarda permanecem com o poder mesmo com o fim dela. Os coronéis eram mediadores entre o povo e o Estado e muitas vezes protegiam o povo das punições do Estado. Além disso realizavam favores aos seus “clientes”. Tudo isso para que seu “cliente” votasse nele, ou em quem ele quisesse nas eleições (o chamado voto de cabresto). Vale ressaltar que essa relação era assimétrica, apesar de ceder favores ao “cliente” o coronel era extremamente violento e fazia o que bem entendesse com o seu “cliente”. O coronelismo é fruto da desigualdade social, da aristocracia rural, miséria, precariedade dos serviços do estado e a impossibilidade do acesso aos direitos.

 

5.Campos Sales

 

            Diferente de Prudente Moraes, Campos Sales realizou medidas mais importantes. Ele conseguiu melhorar a situação econômica negociando com a Inglaterra a prorrogação do pagamento das dívidas internacionais (funding loan). Além disso estabilizou a inflação queimando o excesso da moeda.

            Com essas medidas a moeda brasileira quase se igualou com a moeda internacional, a Libra Esterlina, e isso fez, junto com outros fatores, com que os cafeicultores diminuíssem seu lucro com a exportação. Para evitar a insatisfação dos cafeicultores e evitar que opositores assumissem o poder ele criou o Comissão de Verificação Eleitoral que fraudava as eleições garantindo seus aliados no poder.

            Como o lucro das exportações caía, e o Brasil tinha que importar quase toda manufatura as dívidas mesmo que prorrogadas aumentavam. Para diminuir esse aumento Campos Sales desestimula a exportação aumentando seus impostos e também cria os impostos de consumo.

5b.O Acre

 

            Como dito antes vários nordestinos, por causa das secas, tomaram rumo para a extração da borracha na Amazônia. Com isso, os conflitos com a Bolívia na região do Acre (pertencia a Bolívia) pela exploração da borracha aumentaram. Para não iniciar um conflito armado os governos interferiram e chegaram a uma solução diplomática.O Brasil comprou o Acre por 2 milhões de Libras Esterlinas (se não me engano o equivalente a 270 milhões de reais hoje, ou seja, não muito), e garantiu a Bolívia o acesso ao mar pelo Rio Amazonas.

 

Fonte do documento: http://resumosdudinha.wikispaces.com/file/view/Rep%C3%BAblica+Velha.doc

Site para visitar: http://resumosdudinha.wikispaces.com

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Brasil República Velha resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Brasil República Velha resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

Visite a página principal

 

 

 

Brasil República Velha resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Brasil República Velha resumo