Ferramentas da Internet resumo

 

 

 

Ferramentas da Internet resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Ferramentas da Internet resumo

Ferramentas da Internet

Atualmente existem três grandes categorias de ferramentas de acesso à Internet :

Correio Eletrônico
Newsgroups
Protocolos para Acesso Remoto

Eletronic Mail

O Correio Eletrônico(E-mail), é seguramente o serviço mais utilizado na Internet. Ele representa um grande avanço em matéria de tempo e dinheiro, uma vez que não está sujeito a longas viagens e não precisa de selos.
Para utilizar o Correio Eletrônico, é necessário possuir um software adequado. Esse software deve permitir ao usuário conectar-se ao seu servidor de e-mail e verificar as mensagens recebidas. De preferência, ele também deve apresentar mecanismos de forward e attachments. Possuir um endereço eletrônico hoje em dia é uma grande vantagem pois além de possibilitar a simples troca de mensagens, ele permite a utilização de outros serviços da Internet.
Um grande serviço existente na Internet que é baseado no correio eletrônico são as listas de discussão (mailing lists). As listas de discussão são constituidas de um endereço virtual para o qual usuários enviarm mensagens que possuem afinidades de assunto. Essas mensagens vão sendo recebidas de várias localidades e armazenadas para, posteriormente, serem enviadas em sua totalidade a cada um dos participantes da lista.

Forward

O comando Forward permite que um suposto usuário B, que recebe uma mensagem de um usuário A, possa reenviá-la a outro endereço eletrônico. Cabe salientar que no campo "From" (remetente) dessa mensagem irá aparecer o endereço do usuário B. Essa última observação é importante pois existem softwares que podem apresentar mecanismos um pouco diferentes, como o Redirect, onde o usuário B reenvia a mensagem recebida do endereço A para o endereço C, mas no campo "From" irá aparecer o endereço A.

 

Attachments

Esse mecanismo permite que se envie, em anexo às mensagens, alguma figura ou algum tipo de arquivo que não possua um formato texto.

Newsgroups

Newsgroups é um serviço da Internet parecido com as listas de discussão, pois está baseado em mensagens mandadas por diferentes usuários que possuem interesses em comum.
Através dos newsgroups pode-se enviar e receber desde simples mensagens até mesmo figuras.
É importante aqui sublinhar a diferença existente entre as listas de discussão e os newsgroups: Nas listas de discussão as mensagens que cada um envia ao servidor de mail são retornadas a cada um dos participantes dos grupos de afinidades. Já nos newsgroups, as mensagens recebidas por um servidor de mail não são reenviadas para ninguém. Nesse caso, cada participante que quiser obter as mensagens terá que acessar o servidor. A grande vantagem desse processo é que o tráfego de informações é expressivamente aliviado.
As mensagens em um Newsgroup estão catalogadas em espaços chamados SIG´s (Special Interest Groups) ou "forums".

Existem dois tipos de Newsgroups:

BITNET -Foi o primeiro tipo a ser criado. Sua primeira finalidade era interligar mainframes da IBM. Hoje em dia ele possibilita conexão com qualquer ponto da Internet.

USENET -Foi projetado para sistemas UNIX. Esse tipo de Newsgroups é o mais abrangente, possuindo mais de 4000 grupos diferentes.

 

 

 

Protocolos para Acesso Remoto

A Internet possui uma enorme quantidade de informações distribuídas em páginas HTML, arquivos e bancos de dados. Para manipular esses dados, existem duas ferramentas básicas: TELNET e FTP.
Cada uma dessas duas ferramentas são constituídas de duas partes de software: cliente e servidor.
O cliente é a parte do software utilizada pelo computador que está solicitando o serviço, enquanto que o servidor é a parte utilizada pela máquina que fornece o serviço.

 

TELNET

Telnet é uma ferramenta que permite a um usuário de um computador conectar-se remotamente a um outro computador. Para realizar uma conexão, um usuário precisará saber o DNS ou o número IP do host remoto, além de possuir uma conta (login) e uma senha. (Em alguns casos os endereços remotos podem possuir um acesso público, isto é, pode-se acessá-los mesmo sem uma conta, simplesmente digitando "guest" ou "anonymous" nos campos login e password).
Os principais comandos do telnet são:

Open - Permite ao usuário conectar-se a uma máquina remota.
Close - Encerra uma conexão
Status - Exibe o status da conexão atual.
Display - Exibe os parâmetros de cada comando.
Quit - Sai do programa telnet.
? - Exibe uma lista de help.

 

 

File Transfer Protocol

O protocolo de transmissão de arquivos - FTP - pode ser utilizado para levar arquivos de um servidor a um cliente (downloading), ou de um cliente para um servidor (uploading). Esse protocolo é de grande utilidade uma vez que a Internet possui inúmeros servidores cheios de softwares e arquivos disponíveis.
Quando se realiza uma transmissão de arquivos, deve-se fugir sempre dos horários de pico, (ainda mais se o tamanho total da transferência for grande) para não comprometer a performance da rede.
A velocidade de transmissão dos arquivos depende muito do esquema de prioridades do sistema em que se está trabalhando e da largura da banda (capacidade de transmissão).
Encontram-se listados abaixo alguns comandos da versão DOS do FTP :

get

Traz um arquivo do servidor para o cliente

mget

Traz um grupo de arquivos de um servidor para um cliente

put

Envia um arquivo do cliente para o servidor

mput

Envia um grupo de arquivos do cliente para o servidor

dir

Lista os arquivos do diretório atual

ascii

Seta o modo de transmissão de arquivos em ASCII.

binary

Seta o modo de transmissão de arquivos em binário

cd

Altera o diretório no servidor

lcd

Altera o diretório no cliente

prompt

Aciona mensagem de confirmação para mget ou mput

 

 

 

Archie

O Archie foi desenvolvido pela universidade de McGill, no Canadá. Ele serve para localizar programas, textos ou alguns tipos de informações na Internet.
A pesquisa se baseia em um nome qualquer fornecido, que poderá relacionar-se a um arquivo ou assunto citado em algum texto remoto.
Existem três formas de se utilizar um servidor archie:
via telnet
via correio eletrônico
através de um programa cliente A seguir tem-se uma tabela com os principais servidores archie existentes:


archie.th-darmstadt.de

Alemanha

archie.au

Austrália

archie.edvz.uni-linz.ac.at

Áustria

archie.univie.ac.at

Áustria

archie.uqam.ca

Canadá

archie.cs.mcgill.ca

Canadá

archie.hana.nm.kr

Coréia do Sul

archie.sogang.ac.kr

Coréia do Sul

archie.rediris.es

Espanha

archie.sura.net

Estados Unidos (Maryland)

archie.unl.edu

Estados Unidos (Nebraska)

archie.internic.net

Estados Unidos (New Jersey)

archie.rutgers.edu

Estados Unidos (New Jersey)

archie.ans.net

Estados Unidos (New York)

archie.funet.fi

Finlândia

archie.univ-rennes1.fr

França

archie.ac.il

Israel

archie.unipi.it

Itália

archie.wide.ad.jp

Japão

archie.uninett.no

Noruega

archie.doc.ic.ac.uk

Reino Unido (Inglaterra)

archie.hensa.ac.uk

Reino Unido (Inglaterra)

archie.luth.se

Suécia

archie.switch.ch

Suíça

archie.ncu.edu.tw

Taiwan

 

Gopher

 

Gopher é um sistema distribuído que permite ao usuário pesquisar e recuperar qualquer tipo de informação nas mais diversas localidades. Criado na Universidade de Minnesota, o Gopher fornece uma interface padronizada, baseada em menus e fácil de usar.
O sistema baseia-se no conceito "cliente/servidor", onde os servidores (em menor número) são os computadores que possuem as informações. Já os clientes, são programas que executam no computador do usuário e permitem o acesso aos servidores.
O poder do Gopher está nos links, nas ligações que os servidores mantêm entre si. Estas ligações entre os diversos servidores é chamado de Gopherspace. Isto permite que o usuário "navegue" pela rede, trocando de servidor à medida que procura a informação desejada. No entanto, a troca de um servidor para outro é transparente para o usuário, pois ele sempre continua utilizando os mesmos comandos e a mesma interface. Além disso, o Gopher pode servir como integrador de outros serviços de busca de informação existentes (Archie, Netfind, WAIS, Whois, X.500, etc.).
Ao contrário do Archie, que indica onde a informação desejada se encontra, o Gopher traz a informação para você e a exibe na tela do seu computador. O Gopher surgiu para solucionar dois problemas que os usuários da INTERNET passaram a enfrentar à medida que a rede se expandia:

  1. O volume de informações disponíveis é tão grande que a procura da informação necessária se torna extremamente difícil.
  2. Existem muitos meios diferentes (Telnet, FTP, Archie, Finger, etc.) para acessar as informações e cada um destes meios tem uma interface distinta, o que causa muitas dificuldades para os usuários, principalmente para os menos experientes.

Curiosidade:
Por que o nome Gopher (espécie de esquilo americano)? O Gopher foi desenvolvido no "Estado dos Gophers", Minnesota. Este animalzinho é extremamente trabalhador, sempre ocupado, correndo em benefício de sua família. Além disso, existe o trocadilho go fer ("ir buscar") e o Gopher vai buscar seus arquivos.

 

Fonte do documento:

http://www.abusar.org.br/ftp/pitanga/Diversas_apostilas/Internet.doc

Site para visitar: http://www.abusar.org.br

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Ferramentas da Internet resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Ferramentas da Internet resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

Visite a página principal

 

 

 

Ferramentas da Internet resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Ferramentas da Internet resumo