Iliminismo resumo

 


 

Iliminismo resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Iliminismo resumo

ILUMINISMO


1) Conceito
Movimento intelectual que correspondia aos interesses daqueles que desejavam maior liberdade política e econômica. Influenciados pelo liberalismo defendiam a razão e se opunham ao Antigo Regime devido ao Absolutismo monárquico, ao Mercantilismo e ao Poder da Igreja.

2) Pensadores Iluministas
Defendiam os princípios da universalidade, da individualidade e autonomia. Confiar na razão como instrumento capaz de promover a crítica das questões que envolvem a natureza e sociedade Assim, de modo geral defendiam:

  • Liberdade de expressão
  • Igualdade jurídica
  • Divisão de poderes do Estado
  • Governos representativos

3) Principais Pensadores
a) John Locke (1623-1704)
Filósofo inglês considerado o “pai do Iluminismo”. Em sua             principal obra afirma que a mente humana é como uma tábula rasa, sem nenhuma ideia, e que os conhecimentos são adquiridos por meio dos sentidos e, depois, desenvolvidos pelo esforço da razão.

b) Voltaire (1694-1778)
Foi um dos mais conhecidos pensadores iluministas. Destacou-se pelas críticas que fez ao clero, à intolerância religiosa e à prepotência dos poderosos. Não defendia a participação da maioria do povo no poder, mas considerava que a monarquia devia respeitar as liberdades individuais.

c) Montesquieu (1689-1755)
Jurista francês defendeu a separação dos poderes do Estado em Legislativo, Executivo e Judiciário – poderes que durante o Antigo Regime estavam concentrados na pessoa do rei. Defendia que, dessa forma, seriam evitados abusos da parte dos governantes e protegida a liberdade individual.
Não defendia um governo burguês, preferia uma monarquia inspirada na Inglaterra de seu tempo.

d) Diderot (1713-1784) & D´Alembert (1717-1783)
Foram os principais organizadores de uma enciclopédia de 33 volumes, elaborada com o objetivo de resumir os principais conhecimentos da época nos campos artístico, científico e filosófico.
Essa obra exerceu grande influência sobre o pensamento político burguês. Defendia o racionalismo, a independência do Estado em relação à Igreja e a confiança no progresso humano por meio das realizações científicas.

e) Rousseau (1712-1778)
Suíço, afirmava que o soberano deveria conduzir o Estado             segundo a vontade de seu povo. Somente um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.
Destacou-se como defensor da pequena burguesia e inspirador dos ideais da Revolução Francesa.

f) Quesnay (1694-1774)
Principal representante da              fisiocracia, que pregava a implantação              de um capitalismo agrário, baseado no aumento da produção agrícola. Dizia que o Estado não deveria interferir na vida econômica, ideia que expressou no lema: “deixai fazer, deixai passar” (laissez-faire, laissez-passer).
Sustentava que existia um poder natural agindo nas sociedades humanas, sendo inútil contrariá-lo com leis, regulamentos ou sistemas. Para ele, a agricultura era a atividade verdadeiramente criadora de riquezas para uma nação.

g) Adam Smith (1723-1790)
Economista escocês conhecido como “pai do liberalismo econômico”. Criticava a política mercantilista, por meio da qual o Estado interferia na vida econômica. Ele defendia que a economia deveria ser dirigida pelo livre jogo da oferta e da procura de mercado. Segundo Smith, o trabalho era a verdadeira fonte de riqueza para as nações, e deveria ser conduzido pela livre iniciativa privada.

4) Despotismo Esclarecido
Reis e ministros que tentaram pôr em prática certos princípios do Iluminismo. Os principais déspotas esclarecidos foram: Frederico II (Prússia), Catarina II (Rússia), José II (Áustria) e José I (Portugal).
Promoveram reformas públicas como o incentivo à educação pública e o aperfeiçoamento da arrecadação tributária.
Mas apesar dessas reformas esses déspotas não abandonaram suas posições conservadoras.

 

Fonte do documento:http://ulissesmartins.files.wordpress.com/2012/03/iluminismo.doc

Site para visitar: http://ulissesmartins.files.wordpress.com

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Iliminismo resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Iliminismo resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

Visite a página principal

 

 

 

 

Iliminismo resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Iliminismo resumo