Revolução Industrial resumo

 


 

Revolução Industrial resumo

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Revolução Industrial resumo

 

 

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.

Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.

Antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual (daí o termo manufatura), no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.

Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.

 

Introdução 

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

 

 

 

 

 

Pioneirismo  Inglês 

Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.

Avanços da Tecnologia 

O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.

Locomotiva: importante avanço nos meios de transporte

Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi

 

possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.

 

 

 

A Fábrica

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

Reação dos trabalhadores 

Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados.

Surgindo nessa época alguns pensadores......dando o marco....na teoria da Administração

 

 

Fonte do documento: http://www.eteavare.com.br/arquivos/505_416.doc

Site para visitar: http://www.eteavare.com.br/

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Revolução Industrial resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Revolução Industrial resumo

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

  1. Caracterização

 

  1. Passagem de uma sociedade agrícola para uma em que a produção industrial passou a predominar.

 

  1. Apontou a quebra das estruturas feudais ainda existentes e afirmação de um novo modo de produção: o capitalista.

 

  1. Representou a passagem de uma sociedade rural para industrial.

 

  1. Mudanças nas relações de produção com o ingresso do trabalho livre e assalariado, além da utilização de máquinas na produção visando acelerar o processo produtivo.

 

  1. Primazia Inglesa

 

  1. Controle burguês sobre o estado desde a Revolução Gloriosa (1688).

 

  1. Acumulação de capital:

 

• comércio interno desenvolvido;

• comércio colonial;

• ganhos com fretes marítimos (resultado do Ato de Navegação de 1650);

• pirataria;

• lucros no comércio com a Europa.

 

  1. Disponibilidade de mão-de-obra barata como resultado dos cercamentos no campo (enclousures) que liberou trabalhadores rurais para as fábricas.

 

  1. Abundância de matéria-prima, como por exemplo, carvão e ferro.

 

  1. Mercado interno desenvolvido. Expressou a expansão e modernização da agricultura e o isolamento geográfico inglês na Europa.

 

  1. O desenvolvimento  tecnológico

 

  1. Excedente de capital favoreceu o investimento em novas atividades econômicas, em especial, a introdução de máquinas nas indústrias.

 

  1. Busca  de novas técnicas produtivas objetivando ampliar a produção, redução de custos e diminuição do tempo de fabricação.

 

  1. Concursos de inventores visava atender à crescente demanda das novas fábricas por máquinas mais avançadas e eficazes.

 

  1. As máquinas e seus inventores:

 

• spinning jenny → máquina de fiar criada por Thomas Hargreaves em 1767;

• tear hidráulico → máquina movida pela força da água. Criada por Richards Arkwright em 1769;

• "mule"→ criada por Samuel Crompton em 1779. Combinava características da jenny e do tear hidráulico;

• máquina a vapor → criada por James Watt em 1782.  Permitiu maior força e economia;

• tear mecânico → criado pelo reverendo Edmundo Cartwright em 1785;

• ferrovia → Gerg Stephenson em 1825;

• barco a vapor → Robert Fulton em 1838;

• adubo artificial → Justus Von Lieblig.

 

  1. Primeiros setores desenvolvidos:

 

• alimentos;

• têxtil;

• metalurgia;

• química.

 

  1. Transformações  na sociedade inglesa

 

  1. Formação de duas novas classes sociais;  burguesia industrial e operariado.

 

  1. Formação de um exército de reserva industrial (garantia de baixos salários e elevação nos ganhos de capital).

 

  1. Proibição de organização sindical para o operariado.

 

  1. Urbanização e concentração industrial nas pequenas cidades próximas aos centros de matérias-primas.

 

  1. Desenvolvimento dos transportes: expansão do comércio, do mercado interno e barateamento do frete.

 

  1. Superexploração do trabalhador provocou aumento da miséria; baixos salários, excessiva  jornada de trabalho, abuso do  trabalho infantil e feminino (remuneração inferior ao masculino), péssimas condições de moradia.

 

  1. Divisão do trabalho: trabalhador deixou de controlar a totalidade da produção.

 

  1. Surgimento de focos de poluição industrial.

 

  1. Crescimento populacional como resultado dos avanços agrícolas (novas técnicas) e da medicina (expansão da indústria farmacêutica) que diminuiu a mortalidade.

 

  1. Inglaterra: tornou-se o centro da economia mundial (oficina do mundo).

 

Fonte do documento: http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/29059/9287/REVOLUCAO_INDUSTRIAL.doc

Site para visitar: http://ucbweb2.castelobranco.br/

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Revolução Industrial resumo Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Revolução Industrial resumo

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

 

Visite a página principal

 

 

 

 

Revolução Industrial resumo

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Revolução Industrial resumo