Romantismo século XVIII resumo

 

 

 

Romantismo século XVIII resumo

 

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Romantismo século XVIII resumo

Romantismo – século XVIII
Naquela época veio o iluminismo burguês, e na Europa ocorreram a Revolução Francesa e a Industrial. No Brasil ocorreu a independência, após a corte ter vindo, e ser necessário a construção de bibliotecas e faculdades.
Com a Revolução Industrial vieram os avanços tecnológicos, a ciência, a modernidade e a tipografia, e assim a literatura se tornou acessível para um publico maio. Ela se tornou o maior meio de entretenimento da época para os burgueses que tinham tempo e dinheiro.

Com a Revolução Francesa vieram os ideais, as novas expectativas: Igualdade, Fraternidade e Liberdade.

Em meio a essa euforia surgiu o Romantismo

Mas também naquela época surgiram os problemas, com a classe operária escrava que trabalhava durante horas, recebendo pouco e muitas vezes se machucando. A classe dos proletariados.

Alguns críticos dizem que o Romantismo é
Da burguesia, pela burguesia, para a burguesia

Os burgueses buscavam na literatura, algo que falasse sobre como eles queriam que o mundo fosse idealizado e perfeito.

Idealização da realidade
- amor vence tudo
- mulheres maravilhosas, delicadas, que lutavam pelo seu amor
- homens fortes, bonitos, fiéis
- sociedade perfeita

Os românticos, vivendo em seu próprio mundo, perderam a noção do social, da coletividade. Eles criaram um mundo próprio, extremamente pessoal, que valorizava o eu interior.

No entanto a realidade em meio a revolução industrial não era bonita, era suja, poluída, com sofrimento. Os românticos preferiam fugir daquela realidade para uma idealizada.

Essa literatura era egocêntrica (egocentrismo) em que apenas se pensava em si próprio, eles eram egoístas.

No Romantismo também há o:

à Nacionalismo – que veio com a independência e a revolução. Eles queria, exaltar a pátria, e para isso eles queria,m lembrar dos momentos gloriosos. Assim eles foram buscar no passado, nas suas origens, a Idade Média.

Assim surge o:
à Medievalismo – e com esse o retorno do teocêntrismo

Para encontrar fatos gloriosos precisa-se ter um herói nacional, que no caso dos europeus foram trazidos do passado os cavaleiros medievais.

No Brasil as características dos romantismo são muito semelhantes a dos europeus. Há a valorização da pátria nacional, só que em vez de buscar na Idade Média (que não existia) ele vão buscar nas suas origens, o descobrimento. Assim o herói nacional brasileiro é o índio.
Claro que esses heróis eram também idealizados, perfeitos, tanto os índios quanto os cavaleiros. Lembrando que não era a realidade verdadeira porque os índios da época já estavam em sua grande maioria mortos.

Os românticos se separaram da realidade, mas cedo ou tarde a realidade idealizada entre em choque com o mundo real. Isso acabou acontecendo no auge do romantismo, e os românticos acabaram descobrindo que seus ideais perfeitos, que foram prometidos durante a revolução, não estavam acontecendo. Assim, eles se desesperaram, eles queriam mais do que nunca fugir de todo aquele horror. Em seu auge, o romantismo entra em uma época de decadência, marcada pela preferência em se esconder na noite, não enxergando a situação em que viviam.
A Obra que dá origem ao romantismo na Europa é “Os sofrimentos do jovem Werther” de Goethe. Essa fala sobre a vida de Werther, um jovem que se separou da vida social, mas acaba conhecendo uma mulher pela qual se apaixona. Ela já estava noiva e o jovem sofre tanto com isso que acaba se matando.

Essas características, a morte pelo amor não correspondido, a separação social, tudo isso é típico do romantismo.

Já a obra que deu origem ao Romantismo em Portugal foi Camões de Almeida Garret. Ela fala sobre a excitante vida de Camões, cheia de amores e aventuras, uma vida que os românticos sonhavam em ter. Essa vida cheia de emoções é outra característica da escola.

Outra obra famosa é Viagens na minha terra, em que a grande presença do nacionalismo.

Mas os mais importantes são:
Alexandre Herculano, Eurico, o presbítero, romance histórico que mostra o resgate às origens.

Camilo Castelo Branco – o autor mais popular e o mais lido no século dele. Escreveu novelas passionais (que envolvem fortes emoções) Amor de Perdição e Amor de Salvação.
Ele teve uma vida típica de um romance, ficou órfão cedo, teve educação pobre, casou-se cedo e se separou, teve um caso com uma mulher casada e os dois acabaram presos, casaram-se após a morte do marido dela, teve um filho com problemas mentais, quase ficou cego, se suicida.

Romantismo no Brasil
Foi muito influenciado pela independência (1822). Em 1836, houve o inicio do Romantismo no Brasil, com a publicação de “Suspiros poéticos e saudades” de Gonçalves de Magalhães. Claro que como toda obra que inicia um período, ela apresenta traços do anterior. Um pouco antes o rei de Portugal veio para cá, e isso fez com que bibliotecas, escolas, tipografias, e o desenvolvimento da prosa ocorressem.

 

2 Geração Poética

Conhecida como também como:

Ultrarromantismo: marcada pelo exagero de todas as características (sentimentos e idealizações). É o auge do romantismo e nesse ponto eles ficam extremamente egocêntricos.

Mal do século: negativismo, fugas da realidade, pessimismo, tédio, desilusão, sofrimento, solidão, gosto por ambientes sombrios, noturnos, a MORTE.
Esse nome também vem do grande numero de mortes, principalmente de jovens e artistas. Muitas por causa de suicídio e por causa da tuberculose. Muitos artistas tomavam ópio, e vagavam na noite, muitas vezes pegando pneumonia.

Tudo isso está diretamente relacionado com a idealização da época. Os românticos tinham criado uma realidade idealizada, perfeita para a burguesia. Por isso eles perderam a noção do social e do coletivo. Eles não viam a realidade ruim da Revolução Industrial, a pobreza, a fome, o sofrimento e as falhas nas promessas da Revolução Francesa. Mas chegou uma hora em que a fina linha que separava a realidade concreta e a imaginada, some, e os românticos ficam chocados e se desesperam. Eles agora mais do que nunca, querem fugir da realidade.

- Fuga para o passado histórico
- Fuga para o passado individual (a infância)
- Fuga para o eu interior
- Fuga sem volta – a morte

Geração Byroniana: vem de um poeta inglês chamado Lord Byron, que influenciou muito os românticos. Ele tinha gostos muito exóticos e excêntricos e chegou a fazer um grande concurso em que premiaria a melhor história de terror. Quem ganhou foi uma amiga de Byron, Mary Xeley, com o Frankstein.

Características das histórias: morbidez

Em Frankstein, o Doutor Frankstein cria uma monstruosidade a partir de pedaços de outras pessoas, e lhe da vida. Mas o monstro era romântico, ele sofria muito ao ver que os humanos podiam se apaixonar e que nenhuma mulher um dia se apaixonaria por ele. O doutor até se arrepende de ter criado um ser assim, mas se recusa a criar uma parceira para o monstro. Esse então, mata a noiva do doutor, para criar uma amada para si mesmo, porque ele achava que também tinha o direito a amar.

Outra característica é a presença da medicina, por causa do avanço dessa. Por isso que em muitas obras dessa geração aparecem médicos, estudiosos, cirurgiões...

O gótico e o suspense foram retomados nessa época.

 

Os poetas dessa geração eram desvinculados do nacionalismo e indianismo da 1eira geração. Eles não tinham interesse pela vida político-social e voltavam sempre para si mesmo. Como forma de protesto contra o mundo burguês, eles viviam entediados e à espera da morte. Eles não acreditavam mais nas idéias e valores das revoluções, e se sentiam como uma geração perdida. Seus principais representantes na Europa foram Byron e Musset.
Eles tinham atração pela noite, pelo vicio e pela morte. No caso de Álvares de Azevedo, principal ultraromântico no Brasil, temas macabros e satânicos também eram característicos. Eles contudo, acentuam traços como subjetivismo, o egocentrismo, e o sentimentalismo.

Mas no caso dessa poesia, o que é idealizado não é o herói nacional, e sim o amor e a mulher. A mulher frágil, fraca, quase doente e morta. A mulher é tão idealizada que não existe, e nem esse amor perfeito. Por imaginar seus parceiros como eles desejavam que esses fossem o amor não se concretizava, mas não existia algo parecido. As mulheres eram vistas como anjos, crianças e virgens, normalmente associadas a figuras incorpóreas. Elas geralmente chegavam em nuvens de amor, véus transparentes.
Os ultraromânticos temiam a realização amorosa pois não queriam corromper (desvirtuar) o que era puro (eles tinham medo de amar). Assim sendo eles não queriam se entregar ao amor carnal e acabar com a idealização. Eles viviam em conflito entre a atração e o medo, o desejo e a culpa, mas mesmo assim, o amor não chegava a se concretizar (sendo apenas apresentado de modo indireto, sugestivo, superficial), e o eu – lírico sofria mas ficava satisfeito.

Havia dois tipos em geral de mulher: a mulher pura que não podia ser corrompida, e a mulher demônio com o amor carnal.

Principais Representantes no Brasil:

Álvares de Azevedo:
Foi o principal representante ultraromântico no Brasil. Morreu cedo de tuberculose, após cair do cavalo. Tinhas uns 21-22 anos. Características: contradições (antíteses), ironias. Em suas obras o amor se confunde com a morte, e ele é o principal representante, exatamente por levar todas as características literalmente ao extremo.

Casimiro de Abreu – ele é um dos mais populares poetas brasileiros. Apesar de ligado ao ultaromântismo, ele traz as características de forma mais amena, menos exagerada, e ajudou a clarear o ambiente escuro deixado por Álvares. Em suas obras o amor sempre se associa à vida e à sensualidade. Casimiro, no entanto, apesar de sua sensualidade ser mais concreta, ela ainda se conserva ao medo de amar, fruto de insinuações e do jogo de mostrar e esconder. Ele também aborda certos temas como a infância, a pátria, a saudade, a solidão, a natureza. Casimiro é um ultraromântico, mas já estava numa época em que essa geração iniciava-se sua decadência.
Alguns de seus poemas são “Segredos” em que ele chega a dançar com a mulher, ela também o quer e sente prazer com isso, mas ele sente certa culpa e “Meus oito anos” em que ele fala sobre sua infância.

Fagundes Varela – também já é um poeta de transição

Junqueira Freire

“Lembranças de morrer” – Álvares de Azevedo
- Virgem que nunca encostou, sonhada e desejada
- desejo da morte para acabar com seus sofrimentos, com o tédio, e com o corpo que prendia sua alma
- sentiria falta de sua mãe e de seus poucos amigos
- em vida, se teve algum sentimento, fora pela virgem dos céus, que encontraria na sua morte
- queria ser enterrado a floresta dos homens esquecidos, um local distante e solitário
- ele não queria que ninguém sofresse ou deixasse de ser feliz por sua morte, pois isso era o que ele queria
- mas ele queria que em meio a floresta fechada, em uma noite de luar, os arbustos abrissem e iluminassem seu tumulo

Prosa Gótica
Certos escritores do romantismo criaram uma literatura fantasiosa com um universo de satanismo, mistério, morte, sonho, loucura e degradação. Trata-se da literatura gótica ou maldita. Essa literatura teve pouca repercussão no Brasil, mas estava ligada a importantes escritores estrangeiros como Edgard Poe, Lord Byron e Charles Baudelaire. Já no Brasil, Álvares de Azevedo foi o principal representante. A pouca fama dessa literatura deve-se à qualificação de marginal ou maldita, sendo que essa foi porque retrava um mundo que se situava na margem no racionalismo e do materialismo do capitalismo.
Algumas características: o sonho, a loucura, o vício, o sexo desenfreado, o macabro, formas de transgressão variadas, a valorização de zonas escuras do subconsciente (onde se fundem os instintos de vida e morte, libido e terror)

Álvares de Azevedo: nessa literatura ele se manifestou principalmente na prosa

“A noite na taverna”
Pode ser considerada uma obra com estrutura de contos, apesar de ter um fio narrativo que une todas as histórias
É sobre uma taverna, onde em uma mesa alguns homens conversam. Cada um deles conta um episódio de sua vida, sendo que esses episódios são os capítulos, cada um levando o nome do narrador-personagem. As histórias são fantasiosas e envolvem acontecimentos trágicos, amor e morte, vícios e crimes, e forte pessimismo.
Temas: violência física e sexual, adultérios, assassinatos, incestos (relações familiares), necrofília (relações com cadáveres, antropofagia (canibalismo) e corrupção

Capítulo – Solfieri
O homem que tira uma mulher do caixão achando que ela estava morta, tem relações com ela, ela acorda e morre. Ele a enterra em seu quarto, embaixo de sua cama.

Johann- mata um homem, pega o anel e vai onde aquele homem deveria encontrar uma moca. Ele tem relações com a virgem. Um homem aparece, achando que Johann era o homem que esse havia matado. Eles brigam, e Johann o mata, descobrindo que era seu irmão, que viera salvar a irmã, que era ninguém menos que a mulher com que tivera relações sexuais.

 

Fonte do documento:http://dorareviewschool2.pbworks.com/f/Literatura+-+Romantismo+e+Ultrarom%C3%A2ntismo.doc

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