Como funciona um gerador de corrente alternada

 

 

 

Como funciona um gerador de corrente alternada

 

Ajude-nos a deixar-nos saber Larapedia.com relatou a um amigo / amiga ou relatar nosso site fórum sobre seu blog ou bookmarks sociais como o Facebook eTwitter, graças

 

Los siguientes textos son propiedad de sus respectivos autores y les damos las gracias por la oportunidad que nos brindan para presentar gratis a estudiantes, profesores y usuarios de la Web para sus textos ilustrativos con fines educativos y científicos.

 

 

 

La información en la medicina y la salud en este sitio es de carácter general y para propósitos informativos solamente y por lo tanto no puede sustituir en ningún caso el consejo de un médico (o una persona legalmente autorizada para la profesión).

 

 

 

 

 

Como funciona um gerador de corrente alternada

 

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE CORRENTE ALTERNADA.

 

Um gerador de corrente alternada funciona com base na indução de força eletromotriz num condutor em movimento dentro de um campo magnético.

 

Abaixo a tensão gerada:

 

Tensão ou Corrente Alternada Senoidal é aquela cuja forma de onda é  representada por uma senóide. Dizemos que é um sinal senoidal.

 

 

Composição da Onda

 

A região mais alta da onda, isto é, o maior valor de amplitude é denominado de crista ou pico da onda. A região mais inferior da onda, isto é, o menor valor de amplitude é denominado de vale.

Acima do eixo do tempo, a amplitude é positiva e abaixo do mesmo, a amplitude é negativa. Portanto, também está correto determinar que a onda tem picos positivos e negativos, que correspondem à crista e ao vale respectivamente.

 

Comprimento de Onda

 

A distância entre dois picos, sejam eles positivos ou negativos, é denominado de comprimento da onda.

 

Amplitude da Onda

 

O eixo vertical do gráfico abaixo representa o valor da amplitude da onda, cuja unidade é o Volt, logo a amplitude da onda representa a tensão do sinal elétrico. Durante um ciclo, a corrente e a tensão tomam valores diferentes de instante a instante: esses são ditos valores momentâneos ou instantâneos, dentre os quais cumpre destacar o valor máximo (I máx.).

 

Entretanto, na prática, não é o valor máximo o empregado, e sim o valor eficaz. Pôr exemplo, um motor absorve uma corrente de 5A, que é o valor eficaz. Define-se como valor eficaz de uma corrente alternada o valor de uma corrente contínua que produzisse a mesma quantidade de calor na mesma resistência.

 

Esse valor é expresso pôr:

 

I eficaz =  ou Ief = 0,707Imáx

 

Por analogia Veficaz =

 

No exemplo do gráfico acima temos Vmáx= 179,61V  portanto

 

Vef = Vmáx/ então Vef=127V

 

Ciclos da Onda

 

Em uma onda alternada, temos picos positivos e negativos, os quais também são chamados de fases positivas e negativas da onda. Um ciclo de onda é determinado por um trecho da onda. Esse trecho se inicia quando a fase positiva está com valor igual a zero e em seguida a fase positiva atinge o máximo de amplitude positiva, depois atinge novamente o valor zero, passando a existir nesse momento a fase negativa, que vai atingir o valor máximo de amplitude negativa e finalmente retorna novamente a zero.

 

Esse trajeto compõe um ciclo de onda que é caracterizado pelo traçado completo da fase positiva e da negativa. A essa variação completa, em ambos os sentidos, sofrida pela corrente alternada, dá-se o nome de ciclo. O número de ciclos descritos pela corrente alternada, na unidade de tempo, chama-se freqüência. Sua unidade é o Hertz. É medida em instrumentos chamados frequencímetros.

 

Período da Onda ( T )

 

É o tempo em segundos necessário para se gerar em os ciclos de onda, que podem ser compreendidos como o intervalo de tempo entre o surgimento do primeiro ciclo em relação ao surgimento do segundo ciclo de onda.

 

Onde : Período = 1 / freqüência    ou  T = 1 / f

 

Freqüência (f)

 

É a quantidade de ciclos de onda gerados em um espaço de tempo. Quanto mais rápida for a oscilação entre a fase positiva e a negativa, maior será a freqüência da onda. O comprimento da onda ou o período (T) é inversamente proporcional à freqüência da onda.

 

Unidade de freqüência é Hz (Hertz) e 1Hz = 1ciclo por segundo.

 

 

Freqüência é muito utilizada na análise de performance do computador. Há dispositivos em que a sua velocidade é determinada através da sua freqüência de operação, como é o caso do processador, tornando possível distinguir os mais velozes e os lentos.

 

Portanto: f  = 1 / T  [Hz]  e  T = 1 / f [s]

 

Fonte do documento: http://www.lsi.usp.br/~ramc/cabeamento_arquivos/APOSTILA%20DE%20ELETRICIDADE%20B%C3%81SICA%20.doc

Site para visitar: http://www.lsi.usp.br

Autor do texto: não especificado no documento de origem ou indicadas no texto

Google Palavras-chave: Como funciona um gerador de corrente alternada Tipo de Arquivo: doc

Se você é o autor do texto acima e concorda em não partilhar o seu conhecimento para o ensino, pesquisa, bolsas de estudo (para uso justo, como mostrado acima, nos Estados Unidos copyrigh baixa "for fair use as indicated in the United States copyrigh low"), envie um e-mail conosco e nós vamos remover o texto rapidamente.

 

Como funciona um gerador de corrente alternada

 

Se você quer encontrar rapidamente as páginas relacionadas a um tópico específico, como xx usando o seguinte motor de busca:

 

 

Visite a página principal

 

 

 

Como funciona um gerador de corrente alternada

 

 

Por favor, visite índice inicial de todos os temas, graças

 

Termos de uso ea política de privacidade e condições de utilização

 

 

 

Como funciona um gerador de corrente alternada